O Social em Questão - Revista do Departamento de Serviço Social PUC-Rio - Página inicial
Rio de Janeiro, 25/04/2024
ISSN 1415-1804 (Impresso) | ISSN 2238-9091 (Online)
Ano 18, n. 34 - jul.-dez./2015

Edição


Seção Livre: Ser ou não ser: a reprodução do "ideal" de masculinidade entre gestores brasileiros

Elisângela Domingues Michelatto Natt, Alexandre de Pádua Carrieri e Claudia Sirangelo Eccel

A questão da sexualidade perpassa as organizações delineando o mundo dos negócios como algo eminentemente masculino (HANSEN, 2002). Nossa pesquisa buscou compreender parte dessa problemática e ouviu 42 relatos sobre o que é ser homem no ambiente corporativo. Apresentamos aqui, fragmentos clarificadores do ideal de masculinidade partilhado entre os gestores ouvidos. Ao tratar as narrativas, recorremos à Análise Crítica do Discurso (ACD), orientados por questões como: o que é ser um homem de negócios; quais os atributos valorizados na cena organizacional; e qual o peso dos estereótipos. Concluímos que o universo corporativo permanece povoado por crenças conservadoras.

Palavras-chave
Gênero; Trabalho; Gestores; Diferença; Análise Crítica do Discurso.

  

Title: To be or not to be: reproduction of the “ideal” to masculinity between brazilian managers

The issue of sexuality pervades organizations outlining the business world as something eminently masculine (Hansen, 2002). This research from which we obtained 42 reports on what is being man in corporate environment. Here are some excerpts which are constituted as clarifiers fragments of the ideal of masculinity shared among Brazilian managers heard. For the treatment of narratives, we used the Critical Discourse Analysis (CDA), guided by questions such as: what is a man of business; what valued attributes in the organizational stage; and what the weight of stereotypes. We conclude that the corporate world remains populated by conservative beliefs.

Keywords
Gender; Work; Managers; Difference; Critical discourse analysis.




SL: Ser ou não ser: a reprodução do "ideal" de masculinidade entre gestores brasileiros

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