O Social em Questão - Revista do Departamento de Serviço Social PUC-Rio - Página inicial
Rio de Janeiro, 23/04/2024
ISSN 1415-1804 (Impresso) | ISSN 2238-9091 (Online)
Ano 19, n. 35 - jan.-jun./2016

Edição


Seção livre: Educação em saúde no espaço hospitalar: desafios para o serviço social

Jamille Soffe Meirelles Rezende, Rígela Almeida de Morais e Marina Monteiro de Castro e Castro

Health education in hospital space: challenges for socialwork

O trabalho com educação em saúde na alta complexidade se configura como uma importante ferramenta de trabalho do assistente social, dada à possibilidade de estimular a participação dos usuários na busca de estratégias coletivas de enfrentamento do processo saúde-doença e permite ao profissional a socialização de informações pautada no direito dos usuários. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão teórica sobre a educação em saúde no espaço hospitalar e os desafios para o Serviço Social, tendo em vista a necessidade de ruptura com o modelo de educação em saúde tradicional, baseado na perspectiva biologicista.

Palavras-chave
Educação em Saúde; Serviço Social; Saúde.

  

Title: Health education in hospital space: challenges for socialwork

Working with health education in high complexity is configured as an important tool of social worker given the possibility of encouraging the participation of users in the search for collective coping strategies of the health-disease process and allows the professional socialization of guided information the right of users. In this sense, this paper aims to present a theoretical reflection on health education in hospitals and challenges for social work, given the need to break with the education model in traditional health based on a biology perspective.

Keywords
Health Education; Social Work; Health.




Educação em saúde no espaço hospitalar: desafios para o serviço social

LICENÇA CREATIVE COMMONS

Creative Commons Esta obra está licenciada com uma licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.