O Social em Questão - Revista do Departamento de Serviço Social PUC-Rio - Página inicial
Rio de Janeiro, 24/04/2024
ISSN 1415-1804 (Impresso) | ISSN 2238-9091 (Online)
Ano 19, n. 35 - jan.-jun./2016

Edição


Transformação de contextos vulneráveis de jovens. Uma alternativa para o reconhecimento de jovens como atores e autores do desenvolvimento e sua integração ao mundo social

Ligia López Moreno e Myriam Salazar Henao

Transformation of contexts of vulnerability of youth: an alternative for the recognition of youth as actors and agents of their development and social inclusion

Esse artigo de análise crítica sobre a transformação de contextos juvenis a partir do empoderamento, deriva-se da investigação atual sobre as práticas dicursivas sobre violências e direitos de jovens em contextos de vulnerabilidade em Caldas. Procura-se compreender sua realidade e transformar suas trajetórias de vida a partir do empoderamento e desenvolvimento da sua capacidade de agenciamento. Parte dos estudos realizados com jovens escolarizados das instituições públicas em contextos diversos, alguns deles caracterizados pela exclusão e vulnerabilidade de direitos. Seu objetivo é de provocar compreensão sobre práticas que tais instituições estabeleceram como dispositivos da proteção e garantía de direitos de jovens em condiç~es de vulnerabilidade, buscando superar a situação na experiência institucional.

Palavras-chave
Vulnerabilidade; Empoderamento; Cidadanias; Subjetividades; Políticas públicas.

  

Title: Transformation of contexts of vulnerability of youth: an alternative for the recognition of youth as actors and agents of their development and social inclusion

This article focuses on a critical analysis of the concept of empowerment and derives from current research entitled: Discourse Practice on violence and youth rights in contexts of vulnerability in Caldas. It looks at students who are able to comprehend their reality and transform their life paths based on their empowerment and development of their capacity for acting in the world. Part of the study was conducted with young students from public schools in various contexts characterized by exclusion and violation of their rights. The objective of this article is to understand the practices that public schools have established as protection devices and guaranteeing the rights of young people in vulnerable situations, in order to overcome this situation in the institutional experience.

Keywords
Vulnerability; Empowerment; Citizenship; Subjectivity; Public policy.




Transformação de contextos vulneráveis de jovens. Uma alternativa para o reconhecimento de jovens como atores e autores do desenvolvimento e sua integração ao mundo social

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