O Social em Questão - Revista do Departamento de Serviço Social PUC-Rio - Página inicial
Rio de Janeiro, 19/04/2024
ISSN 1415-1804 (Impresso) | ISSN 2238-9091 (Online)
Ano 20, n. 38 - mai.-ago./2017

Edição


Seção livre: Estudantes de Serviço Social e as religiões: conservadorismo sob nova roupagem?

Claudia Neves da Silva e Fabio Lanza

Estudantes de Serviço Social e as religiões: conservadorismo sob nova roupagem?

A partir da observação dos jovens religiosos na Universidade Estadual de Londrina, pública e laica, investigou-se os estudantes de Serviço Social. Com o objetivo de analisar a adesão religiosa e suas influências dentre os sujeitos no quadriênio 2009-2012, houve a coleta de dados por meio de questionários em oito turmas do curso. Podemos afirmar que a maioria dos estudantes da universidade pública, laica e que frequenta um curso cujas bases teóricas fundamentam-se na teoria social crítica não vivenciou mudanças radicais quanto aos valores, princípios e visão de mundo baseados na adesão religiosa.

Palavras-chave
Estudantes de Serviço Social; Adesão religiosa; Universidade e laicidade.

  

Title: Students of Social Work and the religions: conservatism in a new guise?

From the observation of religious youth at the Universidade Estadual de Londrina, public and secular, we investigated the students of Social Work. In order to analyze religious adherence and its influence among the subjects in the four-year period 2009-2012, therewas the collection of data through questionnaires in eight course classes. We can say that most students of public universities, secular and who attends a course whose theoretical foundations are based on the critical social theory did not experience radical changes as the values, principles and worldview based on religious affiliation.

Keywords
Social Work students; Religious adherence; university and secularism.




Estudantes de Serviço Social e as religiões: conservadorismo sob nova roupagem?

LICENÇA CREATIVE COMMONS

Creative Commons Esta obra está licenciada com uma licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.