Edição
Dimensão pedagógica da intervenção profissional no trabalho com famílias
Poliana de Oliveira Carvalho e Solange Maria Teixeira
Emancipatory educational dimension of professional intervention in work with families
O Trabalho Social com Família (TSF) é um dos principais serviços implementados na Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Além de se constituir de forma contraditória devido ao jogo de forças e interesses que envolvem toda política pública, é um desafio para o assistente social que, apesar de ser guiado por um projeto profissional crítico e libertador, tem sua ação emancipadora limitada por um conjunto de questões próprias aos moldes que as políticas públicas assumem, especialmente, a partir das reformas neoliberais. Esse artigo constitui-se de uma pesquisa teórica voltada para discutir os limites e possibilidades do alcance da emancipação a partir do TSF./SPAN>
Palavras-chave
Emancipação; Serviço Social; Trabalho Social com Família (TSF).
Title: Emancipatory educational dimension of professional intervention in work with families
Social Work with Family (TSF) is one of the main services implemented in National Social Assistance Policy (PNAS). Besides being constituted in a contradictory way due to the play of forces and interests that involve all public politics, it is a challenge for the social worker, who, despite being guided by a critical and liberating professional project, has its emancipatory action limited by a set of issues specific to the patterns that public policies assume, especially, from neoliberal reforms. This article is a theoretical research aimed at discussing the limits and possibilities of achieving emancipation from the TSF.
Keywords
Emancipation; Social Work; Social Work with Family (TSF).
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Esta obra está licenciada com uma licença