Edição
Seção livre: A redução da evasão escolar e o Serviço Social: experiências no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
O presente trabalho é resultado da pesquisa de mestrado concluída em 2014 na PUC-SP, “O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- IFSP, a evasão escolar e a atuação do Serviço Social: uma experiência em construção (2008-2013)”. Nesse artigo, buscamos, primeiramente, elucidar a questão da evasão escolar - a compreensão do que é a evasão escolar e os motivos de evasão no IFSP, identificados pela pesquisa documental realizada. No segundo momento, a partir de entrevistas semiestruturadas apresentamos as contribuições dos assistentes sociais à redução da evasão escolar. Por fim, elencamos apontamentos sobre as possibilidades de atuação no campo educacional do Serviço Social no enfrentamento da evasão escolar.
Palavras-chave
Serviço Social; Educação; Evasão escolar
Title: The dropout issue and the Social Work: experiences at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
This study is the result of the master thesis completed in 2014 “The dropout issue and Social Work at IFSP: a work in progress (2008-2013). In this paper, we seek, in the first phase, to elucidate the dropout issue - understanding what causes IFSP students to dropout, these causes having been identified by documental research. In the second phase, by conducting semi-structured interviews that show the contribuitions that social workers make to reduce the dropout rate. The last phase, we gather the notes on possible actions for the field of educational and Social Work to reduce the dropout rate.
Keywords
Social Work; Education; Dropout issue.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Esta obra está licenciada com uma licença