O Social em Questão - Revista do Departamento de Serviço Social PUC-Rio - Página inicial
Rio de Janeiro, 24/11/2024
ISSN 1415-1804 (Impresso) | ISSN 2238-9091 (Online)
Ano 20, n. 37 - jan.-abr./2017

Edição


Construindo discursos que constroem sujeitos? Um debate sobre a contribuição daLei 10.639/2003 na luta antirracista

Aline Batista de Paula

Building discourses that build subjects? A debate about the contribution ofLaw 10.639/2003 to the fight against racism

O referido artigo tem como objetivo refletir sobre os entraves e possibilidades de efetivação da Lei 10.639/03, que institui o ensino obrigatório da História e Cultura Afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental. Debate-se principalmente de que forma a educação para as relações étnico-raciais podem ser primordiais no combate ao racismo no Brasil. Para isso, utiliza-se como campo de pesquisa o projeto “A cor da cultura”, que resultade uma parceria entre iniciativas públicas e privadas para a capacitação na temática.

Palavras-chave
Educação; Racismo; Lei 10.639/03.

  

Title: Building discourses that build subjects? A debate about the contribution of Law 10.639/2003 to the fight against racism

The article aims to reflect on the obstacles and possibilities of effective Law 10.639/03, which establishes the compulsory education of Afro-Brazilian and African History and Culture in Elementary School. It is mainly debated how education for ethnic-racial relations can be paramount in the fight against racism in Brazil. To this end, the “The color ofculture” project is used as a research field, resulting from a partnership between public and private initiatives for training in the theme.

Keywords
Education; Racism; Law 10.639/03




Construindo discursos que constroem sujeitos? Um debate sobre a contribuição da Lei 10.639/2003 na luta antirracista

LICENÇA CREATIVE COMMONS

Creative Commons Esta obra está licenciada com uma licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.