O Social em Questão - Revista do Departamento de Serviço Social PUC-Rio - Página inicial
Rio de Janeiro, 19/05/2024
ISSN 1415-1804 (Impresso) | ISSN 2238-9091 (Online)
Ano 17, n. 31 - jan.-jun./2014

Edição


Seção livre: O serviço social na educação de marisqueiras

Hugo Silva Caetano

O artigo trata do serviço social na educação de marisqueiras, evidenciando a problemática da educação formal (e não formal) na vida destas mulheres, bem como a relação dessas modalidades de educação com o trabalho feminino na pesca, especificamente o trabalho das marisqueiras. As questões abordadas referem-se, basicamente, a aspectos ligados ao cotidiano das marisqueiras na maré, na escola, nas associações e nas colônias de pescadores(as), às dificuldades de permanência delas na escola, a ausência de políticas públicas para a resolução desse problema, o desenvolvimento do currículo em comunidades pesqueiras e a importante mediação do assistente social nos conflitos existentes entre a escola e o mundo da vida dessas mulheres.

Palavras-chave
Serviço social; Educação; Marisqueiras

 

 

Title: Social services education in seafood workers

Article about social service in the education of seafood, highlighting the problem of formal education (not formal) in the lives of these women, and the relationship of these forms of education to the female labor in fisheries, specifically the work of seafood. The issues raised relate primarily to aspects of everyday life of seafood restaurants on the tide, at school, in the associations and fishermen colonies, the difficulties of them stay in school, the absence of public policies to solve this problem, curriculum development in fishing communities and the important mediating social worker in conflicts between school and the world of the lives of these women.

Keywords
Social services; Education; Seafoodly.


O serviço social na educação de marisqueiras

LICENÇA CREATIVE COMMONS

Creative Commons Esta obra está licenciada com uma licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.