O Social em Questão - Revista do Departamento de Serviço Social PUC-Rio - Página inicial
Rio de Janeiro, 26/04/2024
ISSN 1415-1804 (Impresso) | ISSN 2238-9091 (Online)
Ano 20, n. 37 - jan.-abr./2017

Edição


O PVNC na perspectiva dos egressos

Vanessa Silveira de Brito e Maria Alice Rezende Gonçalves

The PVNC from the perspective of graduates

Os pré-vestibulares comunitários como o Pré-Vestibular para Negros e Carentes (PVNC) ainda são uma estratégia válida para a promoção do acesso ao ensino superior? O alunado dos pré-vestibulares comunitários, em sua maioria, egressos do ensino público, são detentoresde desvantagens progressivas devido à má formação adquirida nos ensinos anteriores. A partir de um estudo de caso com egressos do PVNC constatamos que, apesar do caráter provisório dos pré-vestibulares comunitários e das mudanças no acesso ao ensino superior brasileiro, o grupo pesquisado acredita que os pré-vestibulares adquirem uma “sobrevida”, tendo em vista a sua finalidade de minimizar as desvantagens educacionais.

Palavras-chave
Ação afirmativa; Ensino superior; Pré-vestibular para negros e carentes.

  

Title: The PVNC from the perspective of graduates

Are community pre-university entrance exams like the (PVNC) still a valid strategy for promoting access to higher education Students from community preschools, most of whom are graduates of public education, are progressively disadvantaged due to malformationacquired in previous education. From a case study with Pre-Vestibular graduatesfor Blacks and Neglected (PVNC) we find that despite the provisional character of the community preschools and the changes in access to Brazilian higher education, the research group believes that the project acquires a “survival” taking into account its purpose of minimizing educational disadvantages.

Keywords
Affirmative action; Higher education; Pre-college entrance exam for blacks and needy students.




O PVNC na perspectiva dos egressos

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