O Social em Questão - Revista do Departamento de Serviço Social PUC-Rio - Página inicial
Rio de Janeiro, 26/04/2024
ISSN 1415-1804 (Impresso) | ISSN 2238-9091 (Online)
Ano 15, n. 27 - jan.-jun./2012

Edição


Estudantes sob controle: a racionalização do espaço escolar através do uso de câmeras de vigilância

Lucas Melgaço

As câmeras de segurança têm sido vistas no Brasil como verdadeiras panaceias para os problemas de segurança urbana. Acredita-se que elas seriam capazes de afastar os medos ao transformarem o espaço em algo racional e previsível. Porém, a racionalidade em excesso pode se transformar em irracionalidade, fazendo com que a busca por segurança resulte em um cotidiano excessivamente controlado e, no limite, opressivo. Além disso, o método dialético sugere que toda racionalidade vem acompanhada de sua contrarracionalidade: as câmeras podem ter usos efetivos diferentes dos inicialmente propostos. Com exemplos principalmente da cidade de Campinas, e com destaque ao uso de câmeras em escolas, este artigo propõe uma reflexão sobre algumas das consequências da racionalização do espaço feita através da vigilância eletrônica.

Palavras-chave
Vigilância por câmeras; Racionalização do espaço; Contrarracionalidade; Vigilância em escolas; Campinas.


Title: Students under control: rationalization of educational spaces through surveillance cameras


Video surveillance has been considered in Brazil as a form of panacea capable of solving a large diversity of security issues. It is believed to fight some fears by transforming the urban space into something more rational and predictable. However, when applied to CCTV surveillance, the excess of rationalization can lead to the restraint of individual liberties and the creation of oppressive and totalitarian spaces. Moreover, the dialectical approach suggests that rationalization can also result in the emergence of counter-rationalities: for instance, CCTV cameras can be used in a variety of ways, possibly in spite of their original purpose. Using data gathered mainly from schools in the Brazilian city of Campinas, this paper aims to discuss some of the consequences of electronic surveillance in everyday life.

Keywords
Video surveillance; Surveillance in schools; Rationality; Rationalization of space; Counter-rationalities.


Estudantes sob controle: a racionalização do espaço escolar através do uso de câmeras de vigilância

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