O Social em Questão - Revista do Departamento de Serviço Social PUC-Rio - Página inicial
Rio de Janeiro, 23/04/2024
ISSN 1415-1804 (Impresso) | ISSN 2238-9091 (Online)
Ano 23, n. 47 - mai.-ago./2020

Edição


Políticas Educacionais e formação dos trabalhadores: uma leitura a partir dos escritos de Gramsci

Anita Helena Schlesener

Educational Policies and worker training: a reading from Gramsci's writings

Este artigo retoma alguns aspectos dos escritos de Gramsci para acentuar a impor­tância da escola para a formação dos trabalhadores, no contexto de sua formação política. Os conceitos básicos são: hegemonia e formação de um projeto alternativo de sociedade; relação entre política, economia e cultura; educação integral e educa­ção escolar. A hegemonia ancora-se na luta de classes, que assume novas formas na medida das mutações do modo de produção capitalista e demonstra que a política adquire uma dimensão ideológica e cultural que tem nos trabalhadores e subalter­nos os sujeitos e destinatários de uma pedagogia que perpassa os cadernos.

Palavras-chave
Hegemonia, ideologia, educação integral, cultura.


Title: Educational Policies and worker training: a reading from Gramsci's writings

This article takes up some aspects of Gramsci's writings to emphasize the importance of school for the formation of workers in the context of their political formation. The basic concepts are: hegemony and formation of an alternative project of society; relationship between politics, economy and culture; integral education and school education. Hegemony is anchored in the class struggle, which takes on new forms as the capitalist mode of production changes and demonstrates that politics acquires an ideological and cultural dimension that has in its workers and subordinates the subjects and recipients of a pedagogy that pervades the notebooks.

Keywords
Hegemony, ideology, integral education, culture.




Políticas Educacionais e formação dos trabalhadores: uma leitura a partir dos escritos de Gramsci

LICENÇA CREATIVE COMMONS

Creative Commons Esta obra está licenciada com uma licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.