O Social em Questão - Revista do Departamento de Serviço Social PUC-Rio - Página inicial
Rio de Janeiro, 27/04/2024
ISSN 1415-1804 (Impresso) | ISSN 2238-9091 (Online)
Ano 17, n. 32 - jul.-dez./2014

Edição


O cenário de ação afirmativa e a desconstrução da elitização no Ensino Superior: notas para uma agenda de ação

Andréa Lopes da Costa Vieira e José Jairo Vieira

Este trabalho defende que tem havido frequente confusão entre os conceitos de ação afirmativa, inclusão, democratização, acesso e permanência. Sendo assim, tem como premissa principal a ideia de que os mecanismos de inclusão apresentados na forma de ações afirmativas orientadas para o ensino superior terão sua efetividade ampliada na medida em que forem iniciadas discussões acerca da igualdade social/racial que se direcionem para além dos temas inclusão/acesso. Assim, neste trabalho, observaram-se os reflexos da desigualdade social em diferentes segmentos educacionais, sobretudo no nível superior, para compreender especificamente o campo de possibilidades para a continuidade de adoção de ações afirmativas.

Palavras-chave
Ação afirmativa; Ensino superior; Inclusão; Acesso, Democratização.

 

Title: The scenery of the afirmative action and the disconstruction of the elitism in higher education: notes for an action agenda

This paper argues that there has been frequent confusion between the concepts of affirmative action and inclusion, democratization, access and permanence. Therefore, the main premise is the idea that the mechanisms of inclusion presented in the form of affirmative action oriented to the higher education will have its effectiveness enlarged when the discussion about social/racial equality have been initiatedbeyond the themes of inclusion/acess. Thus, in this subject, the reflections of the social inequality can be analyze in different educational segments, even more as the higher education, to understand specifically the field of the possibility to have a continuity of the adoption of the affirmative action.

Keywords
Affirmative action; Higher Education; Inclusion; Access, Democratization.


O cenário de ação afirmativa e a desconstrução da elitização no Ensino Superior: notas para uma agenda de ação

LICENÇA CREATIVE COMMONS

Creative Commons Esta obra está licenciada com uma licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.