O Social em Questão - Revista do Departamento de Serviço Social PUC-Rio - Página inicial
Rio de Janeiro, 19/05/2024
ISSN 1415-1804 (Impresso) | ISSN 2238-9091 (Online)
Ano 17, n. 32 - jul.-dez./2014

Edição


As ações afirmativas para ingresso de estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Silvana Francescon Wandroski e Fernanda Ruschel Cremonese Colen

Este estudo tem como objetivo conhecer o panorama da reserva de vagas às ações afirmativas a partir da publicação da Lei nº 12.711/2012 e da adoção de reserva de vagas para pessoas com deficiência no Instituto Federal de Rondônia. Para tanto, desenvolveu-se um estudo exploratório, de abordagem quantitativa, caracterizado pelo levantamento estatístico a partir dos dados extraídos dos editais que regeram os certames e dos relatórios das comissões responsáveis pela condução dos mesmos. Os resultados demonstram que a ocupação das vagas está aquém do esperado para a real democratização do acesso ao ensino público e de qualidade.

Palavras-chave
Ações Afirmativas; Ensino Público Federal; Democratização do acesso.

  

Title: The affirmative action for admission of students in the Federal Institute of education, Science and technology of Rondônia

 

This study aims to know the landscape of vacancy reservation for affirmative action from the publication of Law No. 12.711/2012 and the adoption of quotas for people with disabilities in the Federal Institute of Rondônia. To this end, we developed an exploratory study with a quantitative approach characterized by statistical survey from the data extracted from the edicts, which governed the contests and the reports of the committees responsible for them. Results demonstrate that the occupation of vacancies is below the expected for the actual democratization of access to public education of quality.

Keywords
Affirmative Action; Federal Public Education; Democratization of Access.


As ações afirmativas para ingresso de estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

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