O Social em Questão - Revista do Departamento de Serviço Social PUC-Rio - Página inicial
Rio de Janeiro, 19/05/2024
ISSN 1415-1804 (Impresso) | ISSN 2238-9091 (Online)
Ano 17, n. 32 - jul.-dez./2014

Edição


Educação Prioritária em Portugal e no Brasil: a difícil tarefa de priorizar em contextos de vulnerabilidade educacional

Ana Carolina Christovão e Rodrigo Castello Branco

O principal objetivo deste artigo é comparar a experiência portuguesa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) com a recente iniciativa, em cenário brasileiro, das Escolas do Amanhã (2009). A pesquisa se desenvolve, primeiramente, a partir da análise dos instrumentos legais de implementação dos programas, com o intuito de traçar um perfil sobre cada um deles. Em seguida, serão aprofundadas, de modo comparativo, suas principais características. Finalmente, serão problematizados os sentidos atribuídos a estas políticas e se, e de que forma elas poderiam estar associadas a um mesmo processo global.

Palavras-chave
Educação Compensatória;Territórios Educativos de Intervenção Prioritária; Escolas do Amanhã; Portugal; Brasil.

  

Title: Priority Education in Portugal and Brazil: the difficult task of prioritizing education in contexts of vulnerability

This paper aims to compare the Portuguese experience of the Educational Territories of Priority Intervention (TEIP) with the recent initiative developed within Brazilian grounds, The Schools of Tomorrow (2009). The research is centered, firstly, in the analysis of the legal policies that enabled their implementation, so as to draw a profile on each one of them. Then, their main characteristics will be comparatively discussed. Finally, each program will have its features’ meanings put into review, so as to understand if and in which ways they could be associated within a same global process.

Keywords
Compensatory Education; Educational Territories of Priority Intervention; Schools of Tomorrow; Portugal; Brazil.


Educação Prioritária em Portugal e no Brasil: a difícil tarefa de priorizar em contextos de vulnerabilidade educacional
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